setembro 15, 2005

PsiCoLoGiA - a mudança anunciada


Uma perspectiva da Psicologia actual e futura, por David Magnusson, um psicólogo sueco que desenvolveu grande parte da sua actividade na área da psicologia educativa.
«"O que aí vem, para o terceiro milénio, é uma nova ciência: a ciência do desenvolvimento, no interface entre a psicologia, a medicina, a sociologia e a antropologia"

"Há duas coisas importantes a acontecer. Uma é o desenvolvimento das ciências. Como representante sueco em inúmeras organizações internacionais de pesquisa (...) tenho testemunhado o que está a acontecer noutras ciências e sei quanto temos ainda que aprender e o pouquinho que na verdade sabemos em psicologia. Há muitas indicações nas outras ciências. Do que precisamos é de uma perspectiva holística,actualmente a corrente líder na investigação das ciências da vida. Em relação ao futuro espero que os psicólogos prestem mais atenção ao fenómeno real, antes de começarem a fazer cálculos, e que utilizem os métodos apropriados para estudar o fenómeno"

Para onde vai a psicologia?
"Precisamos de um modelo integrado, da mesma forma que os cientistas das ciências naturais têm um modelo integrado comum sobre a natureza. Os da física atómica têm uma linguagem comum com os astrónomos, por exemplo. O que defendo é que precisamos do mesmo modelo comum para o ser humano, que torne possível planear, desenvolver e interpretar temas específicos de investigação a todos os níveis e de acordo com um único modelo teórico integrado. Só assim poderemos ultrapassar a fragmentação na psicologia, que leva a que profissionais de uma corrente não se entendam com os de outra, porque não têm uma linguagem comum."
Há indícios nesse sentido?
"Sim. Estamos a caminho de uma visão holística. Mas os processos históricos são muito lentos e há sempre resistência à mudança. O que estou a fazer é apenas uma pequena parte de uma corrente muito mais vasta, que está em marcha. O que aí vem, para o terceiro milénio, é uma nova ciência: a ciência do desenvolvimento, no interface entre a psicologia, a medicina, a sociologia e a antropologia.Só com essa abordagem holística será possível perceber o que acontece no desenvolvimento da pessoa"»

In DN, Filomena Naves (1997)

Sem comentários: